quem somos nós.

DSC_0942.jpg

Dra Anke Köbach.

Anke é psicóloga, pesquisadora e consultora especializada em trauma e agressão. Ela é afiliada à Universidade de Konstanz e a ONG vivo international, tendo trabalhado em Ruanda, República Democrática do Congo, Senegal e Brasil, onde pesquisa sobre violência e suas conseqüências na saúde mental. Ela está particularmente interessada em como essas conseqüências podem ser mitigadas através da psicoterapia baseada em evidências científicas. Ela conduziu ensaios clínicos, publicou vários artigos e co-desenvolveu uma intervenção para o tratamento de comunidades traumatizadas. Ultimamente também tem trabalhado na pesquisa de mecanismos epigenéticos relacionados à psicoterapia. Em paralelo ao seu trabalho científico, ela também é especializada no planejamento e implementação de projetos que visam disseminar e ampliar intervenções baseadas em evidências científicas, especialmente a NET e sua versão adaptada para infratores traumatizados, crianças, adolescentes e comunidades.

 
fernanda.png

Dra Fernanda Serpeloni.

Fernanda é psicóloga, pesquisadora pós-doutoranda (Claves/Fiocruz) e membro da ONG vivo international. Ela é doutora em psicologia e neurociências pela Universidade de Konstanz (Alemanha) e tem experiência no trabalho com crianças e adultos que passaram por situações de violência e trauma. Fernanda já atuou na Alemanha, Uganda, República Democrática do Congo, Senegal e Brasil. Ela tem interesse no tratamento do trauma por meio de terapias baseadas em evidências científicas, violência e saúde mental, e nos fatores biopsicossociais de resiliência ao estresse traumático com foco nas respostas epigenéticas através das gerações. Ela conduziu diversos projetos, publicou artigos e atualmente também tem trabalhado na implantação da terapia NET em serviços de saúde. Além do trabalho clínico e de pesquisa Fernanda também se dedica a ministrar disciplinas na pós-graduação e à (co)orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Na covid-19 atua na capacitação em atenção psicossocial e saúde mental de profissionais da saúde.

 
PHOTOSHOOT NET (1).jpg

Bianca Pickler.

Psicóloga. Participou do Programa de Estágio em Psicologia Hospitalar na área da Maternidade, Cirurgia Pediátrica e UTI NEOCirúrgica no Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (Fiocruz). Atualmente é terapeuta no Projeto NET Brasil, atendendo pacientes do serviço básico de saúde. Também, assessora a coleta e manejo de dados das terapias do Projeto NET Brasil. Bianca tem interesse na prevenção da violência, promoção da saúde mental, nos efeitos cumulativos do trauma e intervenções psicoterapêuticas que lidem com agressores.

_ASF8334_bea.jpg

Dr Samuel Carleial.

Biólogo, analista de dados e amante de boa música e da natureza. Após doutorado em ecologia, Samuel começou a trabalhar no grupo de pesquisa de Thomas Elbert (Universidade de Konstanz). Desde 2017, ele tem participado em projetos internacionais na África e no Brasil que se concentraram na investigação da eficácia da NET e na associação de distúrbios mentais com marcadores epigenéticos. Tem interesse na análise de dados, modelagem estatística, programação e estudos epigenéticos com foco em biomarcadores para distúrbios mentais e psicoterapia.

jeanine_narrog.jpg

Jeanine Narrog.

Psicóloga, com especialização em terapia cognitiva comportamental (DGVT) e Terapia de Exposição Narrativa. Jeanine é professora e supervisora NET de profissionais da saúde em diferentes projetos, como por exemplo, com médicos no projeto PICTURE (Charité, Berlin), e psicoterapeutas na AWP Berlin. Metade brasileira, Jeanine sente que é importante compartilhar sua experiência e apoiar colegas que trabalham na linha de frente da saúde pública atendendo indivíduos ou comunidades que sofrem com a violência contínua no Brasil. Ela é apaixonada por ser psicoterapeuta e sente alegria em acompanhar as transformações alcançadas por seus pacientes.

debora_gaspar.png

Débora Donato.

Estudante de psicologia na UFRJ, Débora é bolsista de iniciação científica pelo PIBIC/CNPq no grupo CLAVES (Fiocruz), onde participa do Projeto NET Brasil. Atualmente, atua na análise de dados e em tarefas administrativas do projeto. É também integrante do Programa Violência Doméstica e Psicanálise (VIDPSI), no Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPUB (UFRJ). Tem interesse na prevenção da violência, na promoção da saúde mental e em intervenção clínica em psicologia.

julia_moura.png

Júlia Fortes.

Psicóloga. Participou do programa institucional de bolsas de iniciação científica na pesquisa sobre Violência Autoinfligida na Infância e Adolescência no departamento de estudo sobre violência e saúde Jorge Careli (CLAVES/Fiocruz). Atua como terapeuta no Projeto NET Brasil, atendendo pacientes do serviço básico de saúde. Tem interesse na compreensão dos eventos adversos de vida, nos efeitos cumulativos do trauma e em como o estresse tóxico afeta o indivíduo a nível biológico.

pedro_tavares.png

Pedro Tavares.

Formado em marketing e atualmente no último período de psicologia. Participou do programa institucional de bolsas de iniciação científica na pesquisa sobre Violência Autoinfligida na Infância e Adolescência no departamento de estudo sobre violência e saúde Jorge Careli (CLAVES/Fiocruz). Atua como terapeuta no Projeto NET Brasil, atendendo pacientes do serviço básico de saúde. Tem interesse na compreensão dos eventos adversos de vida, nos efeitos cumulativos do trauma e na prevenção ao suicídio em crianças e adolescentes.

giliene_sousa.jpg

Giliene Souza.

Giliene Souza é psicóloga clínica, auxiliar de pesquisa (CLAVES/Fiocruz) e trabalhou como psicóloga voluntária online durante a pandemia de covid-19 em 2020. Ela participou de um treinamento NET em 2019. Tendo atuado como estagiária de psicologia no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (Fiocruz) , com foco no acompanhamento psicológico da população do território de Manguinhos em 2019. Seus interesses incluem desenvolvimento humano, especialmente em crianças, ansiedade e transtornos relacionados, juntamente com pesquisas sobre violência contra crianças e adolescentes.

FeliciaGatewood.jpg

Felicia Gatewood.

Mestre em psicologia clínica pela Georgia State University (EUA). Atualmente trabalha como assistente de pesquisa em prevenção e intervenção em suicídio no grupo de pesquisa H.O.P.E. Felicia participou do treinamento NET com a Dra. Danie Meyer em 2019 na GSU. Seu interesse em praticar NET no Brasil deve-se à forte supervisão da Dra. Fernanda Serpeloni, bem como à diversidade de pacientes que o projeto atende no Rio de Janeiro, incluindo comunidades que remetem a realidade da população de imigrantes latinos e refugiados com os quais ela trabalha nos EUA. Tem interesse na prevenção de violência na infância e no trauma multigeracional. Seu objetivo é se tornar uma supervisora ​​da NET nos Estados Unidos.

test.png

Fernanda Catarino.

Psicóloga e psicopedagoga, mestre em saúde da criança e da mulher pelo IFF (Fiocruz), especialista em psicologia clínica (CRP/RJ) e em psicoterapia infanto juvenil (IFF/Fiocruz). Já atuou na prevenção da violência doméstica e sexual e na promoção da saúde e direitos humanos. Atualmente atua como psicológa escolar e educacional e tem interesse na prevenção da violência e violação dos direitos humanos, promoção de saúde mental e desenvolvimento infanto juvenil.

supervisão clínica.

 
  • Dra Maggie Schauer (vivo international e.V.)

  • Dra Katy Robjant (vivo international e.V.)

  • Dra Elisabeth Schauer (vivo international e.V.)

colaboradores.

 
  • Dr Thomas Elbert (Universidade de Konstanz)

  • Dra Simone G. Assis (Fiocruz)

  • Dra Joviana Avanci (Fiocruz)

voluntários.

 
  • Domenic Wenz (Universidade de Konstanz)

  • Enrico Zwigart (Universidade de Konstanz)

  • Dra Renata Tiemi Okuro

mídia digital.

 
  • Bruna Manso

  • Tâmera Vinhas