Terapia de Exposição Narrativa.

A Terapia de Exposição Narrativa (do inglês, NET) foi originalmente desenvolvida pelo Dr. Thomas Elbert, Dr. Maggie Schauer e Dr. Frank Neuner para tratar as consequências mentais do trauma e da violência em situações de crises humanitárias, como áreas de conflitos armados. Exemplos comuns das consequências do trauma são o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), a dissociação e a depressão. Ao longo dos últimos 20 anos, NET tem sido exaustivamente implementada, testada e estabelecida como psicoterapia para transtornos relacionados ao trauma, baseada em evidências científicas. Desde 2018, começamos a fornecer NET no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro.

 

NET é…

IMG_9298.JPG

breve.

Consiste em 8-12 sessões, cada uma de aproximadamente 1-2 horas. Sessões geralmente acontecem semanalmente. Junto ao terapeuta ou conselheiro, o paciente revive suas experiências traumáticas em um ambiente terapêutico seguro e privado. Pacientes podem sofrer de múltiplos traumas, ou perpetração e agressão.

IMG_0029.JPG

efetiva.

Mais de 56 estudos científicos já demonstraram que NET efetivamente trata sintomas de transtorno de estresse pós-traumático e problemas comórbidos comuns, incluindo agressão. A eficácia da NET foi também demonstrada a longo prazo. Efeitos biológicos a nível epigenético e imunológico apoiam esta evidência de maneira crescente.

Thais_SUS.jpg

disseminável.

Profissionais do setor de saúde e agentes sociais podem aprender sobre NET em treinamentos de 1-2 semanas, seguidos de supervisões. Além do aprendizado teórico, simulações permitem que participantes trabalhem suas próprias experiências traumáticas, para adotar ações adequadas em sua prática profissional.

 

adaptações da NET.

NET funciona ao redor do mundo

nossas publicações preferidas.

sobre NET.