tratar. treinar. supervisionar. disseminar.

tratamento.

Somos especializados na Terapia de Exposição Narrativa (NET), um tratamento baseado em evidências científicas focado em transtornos associados ao trauma. NET tem em média a duração de 8-12 sessões. O tratamento começa com o exercício da linha da vida, usado para identificar os eventos positivos e negativos mais significativos da biografia do paciente. As memórias mais excitantes do paciente são então processadas por meio de exposição in vivo (imagética) com ênfase nos detalhes sensoriais, cognitivos, emocionais e interoceptivos, seus significados, e no "aqui e agora". As narrativas são registradas por um terapeuta e entregues aos pacientes ao final do tratamento. O conjunto de narrativas frequentemente reflete sistematicamente fatos suprimidos da memória coletiva. Estes fatos podem ser usados em uma versão anônima (narrativas compostas) para informar coletivos e fomentar a união em sociedades marcadas pela violência e segregação.

 

treinamento.

Nosso treinamento envolve um conjunto de aulas, exercícios, role plays (simulações) e demonstrações que abrangem habilidades teóricas e práticas. Utilizamos estudos de caso para ajudar os participantes a aprender com situações da vida real e com suas próprias experiências. A prática inclui role plays supervisionados, alternando entre os papéis de terapeuta e de paciente. Isto permite que os terapeutas possam explorar sua própria biografia, por meio de eventos estressantes do passado com o método de exposição narrativa. Ao utilizar experiências terapêuticas pessoais, os participantes podem formular as intervenções de maneira efetiva e com muito suporte. Isto também lhes permite ganhar familiaridade na condução da exposição terapêutica em um contexto seguro e empático. Além disso, nossos treinamentos são flexíveis às necessidades e desafios apresentados pelo grupo de participantes. Já fornecemos com sucesso vários treinamentos a médicos de família e psicólogos no Rio de Janeiro e no exterior do Brasil.

 

supervisão.

Nossa equipe tem uma longa experiência na área da psicologia do trauma, tanto para crianças e adultos, como para indivíduos e comunidades. Sabemos que a supervisão é um elemento fundamental que assegura a fidelidade do tratamento. Ela serve para resolver questões desafiadoras durante a terapia. Portanto, apoiamos todos nossos terapeutas a refletir sobre questões difíceis relacionadas a suas sessões de NET. Isso ajuda a vincular continuamente a prática terapêutica à linha teórica da NET. Supervisões também ajudam terapeutas a administrar seus próprios sentimentos durante o processo diádico da NET. Outros tópicos de supervisão são a ideação suicida e a agressão, por exemplo.

 

disseminação.

Nós trabalhamos para ampliar a acessibilidade da população brasileira a intervenções eficazes que tratem o trauma. Para o nosso entendimento, isto deve ser obtido em estreita colaboração com os setores de saúde pública e de trabalho social. Sabe-se que os centros de saúde e as clínicas da família são a porta de entrada para a linha de cuidado e proteção da população em geral. Além disso, a pandemia tem agravado o problema da violência e da saúde mental. Como as capacidades nos setores de saúde pública são limitadas, a realização de intervenções que tratem o trauma e capacitem profissionais de saúde através de projetos humanitários torna-se muito importante.